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domingo, 15 de maio de 2011

Redes Sociais





Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.
 social media nascem do fenómeno da Web 2.0 e são o espaço por excelência da Geração C – ou Consumer 2.0, que se resume em várias palavras: conteúdos, conversação, comunidade, controlo, co-autoria, ligação, comunicação, canal, criatividade.
Os social media dão existência às redes sociais na web: espaços onde os indivíduos se interligam em torno de interesses, podendo ser ou não uma comunidade virtual. A diferença centra-se na publicação de conteúdo.

Redes sociais [social networking]

Social networking resume a comunicação e interacção social direccionadas para o consumo de conteúdos, a partilha de informação e a expressão do Eu numa sociedade de interesses ou valores partilhados, sem determinismo geográfico.
Pierre Lévy (1994; 2004) trabalhou o conceito de inteligência colectiva, uma das ideias inerentes à noção de sociabilidade na rede, que remete para a premissa de que ciberespaço (inter)liga inteligências. 
Tim Berners-Lee (1999) desenvolveu a ideia de intercriatividade para designar a capacidade que na Internet o utilizador tem de não só de poder interagir com outras pessoas, mas também de cria.

As redes sociais e as suas vantagens
Em termos profissionais, uma boa rede de contactos cria valor e facilita a vida. As empresas tardam em reconhecer as capacidades ao sua dispôr na web, mas as pessoas que as formam, não. Entre as funcionalidades mais úteis estão:
  1. Divulgação do currículo. Num mundo de emprego em permanente mudança, com os laços entre empregador e empregado desfeitos pela sobre valorização do dinheiro à custa do corpo social, uma pessoa consciente está sempre no mercado de trabalho. Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna
  2. Pedido de referências pessoais. A cibercultura assenta nas relações pessoais horizontais, ou peering, quebrando a tradicional relação vertical. A sua opinião sobre os seus colegas é tida em conta. E a dos seus colegas por si também. Construa a sua reputação levando isso em consideração
  3. Oportunidades de emprego. À medida que mais gente e organizações integram as redes sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e consequentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas redes sociais representa uma vantagem sobre quem não está
  4. Encontro de velhos amigos e colegas. A interoperabilidade entre as diversas redes facilita a tarefa de estar em contacto com conhecidos anteriores. Noutros casos, poderá reencontrar ligações — e as ligações geram riqueza na web
  5. Receber propostas de negócios. Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe actividades. Que poderá incorporar no seu dia-a-dia na empresa ou — como fazem já milhões de pessoas — funcionar em regime de outsorcing
  6. Selecção de especialistas. Os serviços de social networking não têm apenas oferta, lembre-se disso. Também a procura de trabalho e de talento tem neles lugar de relevo. A prática de caça-talentos também se “democratizou” com a web, deixando de estar reservada às elites. Estar nelas significa poder ser escolhido


r em conjunto com outras pessoas.

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